LibreOffice: Estilos de caracteres para símbolos no texto

Uma coisa que sempre me irritou ao escrever em editores de texto era formatar manualmente as equações em linha. Equações tendem a ficar complexas com o tempo, com muitos caracteres subscritos, letras gregas, etc. Há pouco tempo descobri os estilos de caracteres e eles melhoraram muito a experiência que venho tendo com editores de texto.

Neste post veremos como criar uma família de estilos de caractere para símbolos matemáticos. É possível criar estilos de caractere para muitas finalidades, como alterar a língua de uma palavra (colocar em itálico e utilizar outro dicionário para correção ortográfica), ou qualquer outra coisa que seja necessária em apenas uma parte de um parágrafo.

Por quê utilizar estilos de caracteres?

Antes de tudo a motivação de usar estilos de caracteres deve ser explicada. Tudo isso me parecia ser uma grande quantidade de trabalho para apenas formatar equações. Mas eu estava errado, e como já disse, isso melhorou muito minha experiência com editores de texto.

O estilo é rápido de ser usado. Você cria ele e depois disso apenas o aplica onde for necessário. Na formatação manual você terá trabalho de formatar cada caractere um por vez sempre que ele aparecer. Copiar e colar é mais lento! Gasta-se mais tempo rolando o documento do que escrevendo a equação e aplicando os estilos.

Estilos são menos suscetíveis a erros. A formatação é realizada apenas uma vez e é aplicada várias vezes. Na formatação manual as chances de esquecer ou mudar algo sem querer são muito maiores. Quantas vezes acontece de copiar, colar e esquecer de alterar uma parte da equação?

Estilos são mais rápido de fazer alterações. Esqueceu o itálico ou o negrito? Quer mudar a fonte ou o espaço entre símbolos? Basta alterar o estilo e todas as ocorrências dele no texto serão modificadas automaticamente. Com a formatação manual todo o texto precisa ser revisado manualmente para alterar todas as ocorrências. E isso fica entediante muito rápido, o que aumenta os riscos de erros.

Quadro de estilos

Você pode habilitar um quadro de estilos ao lado do editor de texto. Este quadro pode ser usado para criar, modificar e aplicar estilos.

Para habilitá-lo basta entrar no menu “Exibir > Estilos e formatação”.

Podemos encontrar nele abas para vários tipos de estilos: parágrafos; caracteres; páginas; e outros. Selecione a aba dos estilos de caracteres.

Para aplicar um estilo basta selecionar os caracteres no editor (uma palavra por exemplo) e dar um clique duplo no estilo desejado.

Para modificar o estilo, clique com o botão contrário no estilo e clique em modificar.

Criando a família de estilos de caracteres

Vamos criar agora o estilo principal para símbolos. Ele terá a função de dar as características mais básicas aos símbolos e servirá como organizador, mantendo todos os estilos para equações juntos.

Na aba de estilos de caracteres encontre o estilo padrão. Este estilo é um que não possui modificação alguma. Clique com o botão contrário sobre ele e clique em novo.

Na aba de organização dê o nome Símbolos e verifique se esta herdando de do estilo padrão. Na aba fonte coloque como itálico. Em língua selecione nenhuma. Clique em OK.

Pronto! Já podemos utilizar este estilo.

Agora vamos criar o primeiro estilo filho. Sobrescrito (ex: potenciação).

Encontre o estilo Símbolos, clique com o botão contrário e em novo. Em organização escolha nome Sobrescrito e verifique se esta herdando de do estilo Símbolos. Na aba posição selecione sobrescrito.

Faça o mesmo, criando o estilo Subscrito e agora já é possível escrever várias equações com estes estilos.

Ex: Potência dissipada em um resistor P=V2/R=I2R se transforma em P=V2/R=I2R.

Outros estilos que comumente uso são Vetor, Fasor, Impedância e Matriz.

Compartilhe!

Gostou do post? Foi útil? Clique abaixo e compartilhe com seus amigos!

Veja mais posts sobre LibreOffice.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *