Variáveis na HP50g

Veremos neste post como utilizar variáveis na HP50g. Entre outras coisas, variáveis podem guardar números, matrizes, listas e equações.

Variáveis são muito úteis para valores utilizados regularmente, como constantes ou porções de um cálculo que se repetem. Também podem ser utilizadas para guardar dados do problema que está sendo resolvido, de forma que ele não seja perdido no caso de algum erro (como limpar a pilha em um momento inconveniente).

Veja a lista de posts do Curso Calculadora HP50g em sequência.

Modo RPN

Para guardar um número em uma variável precisamos de duas coisas: o número e o nome da variável. Então executamos a função [STO]<3,2> para que a calculadora salve o número com o nome dado.

Por exemplo, para salvar o valor 3 em uma variável chamada V1, primeiro inserimos o número, inserimos o nome da variável entre aspas [‘]<4,3> e executamos a função [STO].

[3] [ENTER]

[‘] [ALPHA] [V] [1] [ENTER]

[STO]

Note que as aspas são necessárias pois, caso já houver uma variável chamada V1, a calculadora substituirá V1 pelo seu valor salvo. Com as aspas isso não ocorre, pois a calculadora sabe que deve manter o nome da variável.

Agora a variável V1 está salva com o valor 3. Para acessá-la basta digitar V1 sem aspas.

[ALPHA] [V] [1] [ENTER]

Também podemos acessá-la através do menu de variáveis [VAR]<3,1> e pressionando o soft-button ([F1] a [F6]) correspondente a ela.

Para apagar V1 escrevemos seu nome entre aspas e através do menu ferramentas [TOOL]<2,3> utilizamos o comando apagar [PURGE]. Em vez de digitar o nome da variável, que pode ser comprido, podemos apenas abrir aspas e pressionar o soft-button da variável.

Modo algébrico

No modo algébrico o método é parecido. Digitamos o valor desejado para a variável, pressionamos o botão [STO] e digitamos o nome da variável em seguida. As aspas no nome são dispensáveis.

[3] [STO] [ALPHA] [V] [1] [ENTER]

Para apagar a variável utilizamos novamente o comando PURGE através do menu TOOL, mas no modo algébrico PURGE é chamado como uma função com o nome da variável como argumento. Assim, apagamos a variável digitando “PURGE(‘V1’)”.

Compartilhe e deixe sua sugestão!

Gostou do post? Foi útil? Clique abaixo e compartilhe com seus amigos!

Veja a lista de posts do Curso Calculadora HP50g.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: