Neste post veremos como realizar a transformação de fontes para simplificar a resolução de circuitos elétricos.

Veja a lista de posts do Curso Circuitos Elétricos em sequência.
Transformação de fontes
A transformação de fontes nos fornece um método de simplificação do circuito, substituindo um circuito equivalente formado uma fonte e um resistor por outra fonte e um resistor.
Podemos transformar:
- A fonte de corrente I em paralelo com a resistência R
- Na fonte de tensão V=RI em série com a resistência R
Também podemos fazer o inverso, transformar:
- A fonte de tensão V em série com a resistência R
- Na fonte de corrente I=V/R em paralelo com a resistência R
Sendo válidas estas duas afirmações, ambos os circuitos são equivalentes, ou seja, podemos transformar um no outro e depois reverter a transformação.
Demonstração da equivalência dos circuitos

Para demonstrar que os dois circuitos são equivalentes basta mostrar que em ambos os circuito obtemos a mesma tensão de terminal Vt para a corrente de terminal It. Ou seja, ligamos uma fonte de corrente It no terminal de cada circuito e mostramos a tensão de terminal Vt é a mesma.
Iniciamos com o circuito da esquerda, da fonte de tensão. Para obter a tensão de terminal consideramos a tensão da fonte V e a queda de tensão no resistor R.
Vt = V – RIt
Agora resolveremos o circuito da direita, da fonte de corrente. Para obter a tensão de terminal consideramos a queda de tensão no resistor R causada pela sua corrente corrente.
Vt = R(I-It) = RI – RIt
Assim, para que as equações sejam idênticas, ou seja, para que apresentem mesma tensão de terminal Vt com a corrente de terminal It, precisamos que as fontes equivalentes satisfaçam V=RI.
Outra demonstração da equivalência dos circuitos
Podemos também demonstrar a equivalência dos circuitos mostrando que ambos geram mesma corrente de terminal It para a tensão de terminal Vt. Ou seja, ligamos uma fonte de tensão Vt no terminal de cada circuito e mostramos a corrente de terminal It é a mesma.
Compartilhe e deixe sua sugestão!
Gostou do post? Foi útil? Clique abaixo e compartilhe com seus amigos!
Veja a lista de posts do Curso Circuitos Elétricos.
Boa matéria.