Usando OBS para apresentação em videoconferência

Para defender minha dissertação de mestrado, a banca foi realizada à distância, através de uma videoconferência pelo Google Meet.

Para dar mais flexibilidade para a apresentação, utilizei o software OBS para gerar a parte gráfica e para realizar a gravação da aprestação.

Vejamos a seguir os passos básicos para fazer isso.

O tamanho da tela

A primeira coisa a fazer é definir o tamanho da tela.

Entre em “Menu Arquivo > Configurações > Vídeo” e selecione a “Resolução de base (tela)”, ou seja, a resolução de onde será projetado, e a “Resolução de saída (escala)”, ou seja, a resolução da gravação. E clique OK.

É comum utilizar resoluções de proporção 16×9, por exemplo 1280×720 ou 1920×1080.

Existem várias outras configurações do OBS, mas vamos focar apenas no necessário para uma apresentação por videoconferência.

Criando a cena da apresentação

Com o OBS foi criada uma ‘cena’ que contem a apresentação de slides e a câmera.

A cena foi criada clicando no botão mais (+) da interface de cenas.

Capturando a câmera

Para capturar a câmera, clique no botão mais (+) da interface de fontes. No menu selecione “Dispositivo de captura de vídeo” e na janela da interface selecione “Criar nova > OK”. Então escolha a câmera e, se desejar, pode até ajustar sua resolução. Clique em OK e agora basta ajustar o tamanho e a posição da câmera.

Capturando a tela

Quando a apresentação é realizada em tela cheia, temos que capturar a tela em que ela é apresentada.

A tela teve ser capturada, clicando no botão mais (+) da interface de fontes. No menu selecione “Captura de tela” e na janela da interface selecione “Criar nova > OK”. Então selecione a tela da apresentação. É possível recortar bordas, se necessário. Clique em OK e agora basta ajustar o tamanho e a posição da captura de tela.

Capturando uma janela

No meu caso, em vez de capturar a tela, eu capturei apenas a janela da apresentação, porque eu precisava mexer ao mesmo em outras janelas e não queria que elas aparecessem para a audiência.

A apresentação de slides em PDF foi aberta maximizada, com opção de zoom para “ajustar à página”, de forma que fique com altura ou largura máxima, sem exceder a tela. Isso tem o objetivo de manter os slides com tamanho fixo, que será útil na hora de cortar a interface.

Então a apresentação foi adicionada à cena, clicando no botão (+) da interface de fontes. No menu foi selecionado “Captura de janela” e na janela da interface foi selecionado “Criar nova > OK”. Então foi selecionada a janela da apresentação de slides e foram recortadas as bordas desnecessárias. Então clica-se em OK. Agora basta ajustar o tamanho e a posição da janela da forma que desejar.

Projetando em uma janela

Agora que a cena está finalizada, precisamos projetar ela, de forma que possa ser compartilhada na videoconferência.

Quem não tem uma segunda tela, pode projetar em uma janela e compartilhá-la.

No OBS, abra a prévia em uma janela [Botão contrário > Projetor em janela (prévia)] e ajuste a prévia em um tamanho adequado.

Agora, no Google Meet, compartilhe a prévia [Apresentar Agora > Uma janela > Projetor em janela (prévia) > Compartilhar].

Ao compartilhar a janela, você tem a desvantagem de que, se a janela for fechada, seu compartilhamento é finalizado, tendo que ser reiniciado.

Projetando em uma segunda tela

Já quem tem uma segunda tela, pode projetar e compartilhar nesta. A vantagem é que se pode ver o resultado sem precisar ficar trocando de janelas.

No OBS, abra a prévia em tela cheia [Botão contrário > Projetor em tela cheia (prévia) > Monitor X].

Agora, no Google Meet, compartilhe a prévia, o que pode ser feito de duas formas: compartilhando a tela onde a prévia é projetada; ou compartilhando a janela invisível dessa prévia (semelhante acima).

Para compartilhar a tela use [Apresentar Agora > A tela inteira > Tela X > Compartilhar].

Para compartilhar a janela use [Botão contrário > Projetor em tela cheia (prévia) > Compartilhar].

Ao compartilhar a tela, você tem a vantagem de poder arrastar qualquer janela para esta segunda tela e exibi-la durante sua apresentação. Tudo o que estiver na segunda tela vai ser compartilhado.

Identicamente ao anterior, ao compartilhar a janela, você tem a desvantagem de que, se a janela for fechada, seu compartilhamento é finalizado, tendo que ser reiniciado.

Gravando a apresentação

Para gravar a apresentação, basta clicar em “Iniciar gravação” na interface de controles. Obviamente a resolução escolhida impactará no tamanho do arquivo da gravação.

Conclusão

Com isso tudo, agora sabemos como criar uma cena no OBS, gravá-la, projetá-la e compartilhá-la em uma videoconferência.

Foi dado exemplo com o Google Meet, porém imagino que fazer o mesmo com outras plataformas, como Zoom ou Teams, seja tão simples quanto nesse exemplo.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *