initramfs e fsck: Ubuntu Linux não inicia

O Ubuntu Linux não inicia e aparece um tal de initramfs! O que fazer?

Um computador meu estava parado por uns tempos, estava com algum problema. Travava, reiniciava do nada… De repente não ligava mais.

Então resolvi reviver ele: Levei na manutenção, deram um jeito nele e fizeram ele iniciar. Bastava remover um dos pentes de memória RAM, que estava com problemas. Agora ele liga e a tela do bootloader do Ubuntu Linux aparece.

Terminal com initramfs

Mas quando tentamos iniciar o sistema, em vez da interface gráfica, aparece o terminal: uma tela preta com algumas linhas escritas, aguardando algum comando:

(initramfs) _

No meio do texto temos escrito:
“The root filesystem on /dev/sda2 requires a manual fsck

Tradução livre:
“A raiz do sistema de arquivos em /dev/sda2 requer um fsck manual”

FSCK (File System ChecK) é uma ferramenta que chega e corrige o sistema de arquivos.

Depois de tantos travamentos e reinicializações inesperadas causadas pelo pente de RAM defeituoso, o sistema de arquivos ficou corrompido. O bootloader está pedindo para manualmente executarmos a verificação do sistema de arquivos.

Como corrigir

Para fazer isso executamos o seguinte comando:

fsck -C -V /dev/sda2

Um simples “fsck /dev/sda2” já resolveria, mas queremos ver o progresso (-C) e ver as explicações do que está sendo feito (-V), então adicionamos essas duas opções. Para ver as opções digite “fsck –help”.

Durante a execução do comando, algumas vezes (ou muitas vezes se o bicho estiver feio) aparece uma mensagem, aguardando interação, perguntando se alguns arquivos podem ser apagados, pois estão com algum defeito, não possuem referência ou alguma outra coisa. Basta apertar ENTER para confirmar e ele será apagado.

Coloque um peso na tecla caso se incomode em apertar ENTER muitas vezes.

Depois de algum tempo… O programa termina e basta reiniciar o computador com o comando

reboot

E agora?

O sistema provavelmente vai iniciar normalmente. Recomendo fazer um backup dos seus dados imediatamente e caso acontecer novamente também reinstalar o sistema.

Se ainda assim não iniciar, você vai ter que usar uma “versão live” do Ubuntu Linux para fazer um backup dos seus dados e então reinstalar o sistema.

Se você tem este problema, do Ubuntu Linux não iniciar e mostrar a tela do intramfs, esse post vai ajudar a solucionar.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *