Como Revisar seu Próprio Texto

Quando escrevemos um texto, é comum que o modifiquemos constantemente, até que as diversas estruturas estejam adequadas.

Primeiramente temos a estrutura do texto: os capítulos e as seções. Estes devem seguir uma hierarquia e uma ordem lógica, preferencialmente sequencial.

Em segundo lugar temos a estrutura dos parágrafos, dentro dos capítulos e das seções. Estes devem ser organizados de forma lógica e estritamente sequencial.

Em terceiro lugar temos a estrutura das frases dentro dos parágrafos. Neste ponto, expressamos uma ideia de forma clara, seguindo as regras gramaticais.

Em geral, a última estrutura sofre uma quantidade de modificações muito maior do que a primeira e, por isso, nela ocorrem a maioria dos erros. É comum que se reorganize uma frase, para escrevê-la melhor e de forma mais clara, e acabar por introduzir erros, por exemplo, artigos (o, a, os, as) discordantes com respeito ao gênero ou número e preposições inconsistentes.

No entanto, ao mesmo tempo que escrevemos e reorganizamos um parágrafo, nos acostumamos com sua estrutura e suas palavras-chave e acabamos por não avaliar com perícia diversos detalhes, como esses que acabamos de mencionar, os quais são extremamente importantes para uma leitura clara e prazerosa.

Diz-se que, ao escrever, estamos “viciados no texto”. Estamos tão acostumados com o ele que não o lemos mais com detalhe. Então, ao revisar o texto, mesmo quando focamos em ler cada palavra, com muita calma e analisando tudo, não é raro que algo passe despercebido.

No entanto, note que estamos “viciados” ao ler o texto, e não ao escutá-lo. É muito mais difícil enganar aos ouvidos do que aos olhos.

Então para revisar um texto, basta pedir que alguém o leia para você, em voz alta. Enquanto ouvimos o texto, fazemos sua leitura e anotamos as inconsistências. Dessa forma, é possível perceber muito mais do texto do que apenas lendo.

Mas quem faria um trabalho desses, de ler um texto em voz alta? Dez páginas, vinte paginas, cem páginas?

O Google Tradutor faria: selecione a língua, colote o texto e clique no botão “Ouvir”.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *