Conversor SATA-USB

Estou com alguns HDs velhos, alguns são externos (com case) e outros são internos (sem case), e quero fazer uma limpa neles. Eu queria algo prático e rápido de ligar os outros HDs no computador.

Os HDs externos já tem um conversor SATA-USB neles. Para os HDs internos, é possível comprar um case, porém não muito prático ficar trocando o HD do case, também não quero comprar um carrinho de mão deles… A boa é que existem conversores SATA-USB como o abaixo, que liga direto na porta SATA do HD.

Simples e prático.

Conversor SATA-USB Montado

Porém nada acontece ao ligar o HD no computador através deste conversor.

Com o comando abaixo tentei verificar os dispositivos conectados recentemente e nada.

$ ls -lrt /dev/

Ao desconectar tudo que percebi que o conversor estava razoavelmente quente.

Abri ele, conectei apenas o conversor no USB do computador e constatei que o CI U2 (o maior CI, no centro da imagem abaixo) está esquentando muito. Ele fica tão quente que não dá pra manter o dedo em cima dele.

CIs:

  • U1 P25Q21H – Puya Semiconductor – Serial Flash Memory
  • U2 VL711S-Q4 – VLI – USB 3.0 to SATA 6Gb/s Bridge Controller

Frente da Placa do Conversor SATA-USB

A pesar do problema citado, a placa parece bem desenhada. Pode-se ver pelo cuidado que tiveram ao criar as trilhas diferenciais, mesmo em uma placa dupla-face.

Porém a soldagem deixa um bocado a desejar:

Na frente da placa (acima) podemos ver pedaços longos de fio desencapados e tocados pelo ferro de solda. Estes podem causar curto-circuitos nos fios. No verso vemos o mesmo.

No verso da placa (abaixo) também podemos ver os dois pinos de suporte do conector SATA (em cima e embaixo) sem solda alguma.

Por último, porém não menos agonizante, apenas um dos três pintos do conector 12 V está bem soldado. O segundo faz conexão, porém a solda não fluiu por todo pino e o pino do meio está sem solda alguma.

Verso da Placa do Conversor SATA-USB

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *