Números complexos na HP50g

Muitas das engenharias utilizam muito números complexos. Pensando nessa necessidade a HP50g possui um excelente sistema de entrada para números complexos. Neste post vemos como inserir números complexos na HP50g nos modos RPN e algébrico.

Veja a lista de posts do Curso Calculadora HP50g em sequência.

Modo RPN

No modo RPN podemos inserir números complexos de duas formas: retangular e polar.

Na forma polar abrimos parênteses e digitamos as partes real e imaginária separadas por espaço. Passo a passo: abrimos parênteses [←┐] [-], inserimos a parte real, inserimos um espaço [SPC] e inserimos a parte imaginária. Para inserir 1+2i na forma retangular pressionamos as teclas a seguir para digitar “(1 2)”.

[←┐] [-] [1] [SPC] [2]

Podemos também colocar uma vírgula no lugar do espaço. Como inserir um espaço é mais conveniente que inserir uma vírgula, geralmente é utilizado o espaço.

Já Na forma polar, abrimos parênteses [←┐] [-], inserimos o módulo, inserimos o símbolo de ângulo [ALPHA] [┌→] [6] e inserimos o ângulo. Considerando ângulos em graus, para inserir 1<120° na forma polar pressionamos as teclas a seguir para digitar “(1<2)”.

[←┐] [-] [1] [ALPHA] [┌→] [6] [1] [2] [0]

Modo algébrico

No modo algébrico a inserção de números complexos é um pouco mais diferente que no modo RPN.

Para inserir um número complexo podemos utilizar duas notações diferentes: unidade imaginária i; ou parênteses.

Utilizando a unidade imaginária só é possível inserir números complexos na forma retangular. Inserimos a parte real e somamos a parte imaginária multiplicada pela unidade imaginária. Por exemplo para obtermos 1+2i pressionamos as teclas a seguir para digitar “1+2i”.

[1] [+] [2] [←┐] [TOOL]

Utilizando parênteses podemos inserir números complexos tanto na forma retangular quanto na forma polar. Na forma polar fazemos o mesmo que no modo RPN. Já na forma retangular somos obrigados a utilizar a vírgula em vez do espaço, pois o modo algébrico interpreta espaço entre dois números como sendo uma multiplicação.

Na forma retangular, abrimos parênteses [←┐] [-], inserimos a parte real, inserimos uma vírgula [┌→] [SPC] e inserimos a parte imaginária. Para inserir 1+2i na forma retangular pressionamos as teclas a seguir para digitar “(1,2)”.

[←┐] [-] [1] [┌→] [SPC] [2]

Na forma polar, abrimos parênteses [←┐] [-], inserimos o módulo, inserimos o símbolo de ângulo [ALPHA] [┌→] [6] e inserimos o ângulo. Considerando ângulos em graus, para inserir 1<120° na forma polar pressionamos as teclas a seguir para digitar “(1<2)”.

[←┐] [-] [1] [ALPHA] [┌→] [6] [1] [2] [0]

Compartilhe e deixe sua sugestão!

Gostou do post? Foi útil? Clique abaixo e compartilhe com seus amigos!

Veja a lista de posts do Curso Calculadora HP50g.

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: