Transformador delta aberto

Muitos livros de Máquinas Elétricas expõem a possibilidade de uso de transformadores “delta aberto”, “open delta” ou V-V e dão a limitação de potência dessa ligação que é 1/√3 ou 58%.

Apesar disso não é explicado de forma clara de onde vem esse valor específico. Também não fica bem esclarecido ao que essa proporção dada está relacionada.

Isso é importante pois há dois problemas ligeiramente diferentes a serem resolvidos com essa discussão. E eles têm duas respostas ligeiramente diferentes. O primeiro é um transformador trifásico que perde um enrolamento. O outro é o caso de dois transformadores monofásicos que alimentam uma carga trifásica.

Por isso, nesse post falaremos sobre esses casos específicos do funcionamento de transformadores.

Transformador delta e delta aberto
Transformador delta e delta aberto

Como exemplo, na figura acima vemos dois secundários de transformadores. O primeiro está ligado em delta (ou Δ). O segundo está ligado em delta aberto (ou V).

Vejamos os casos onde um transformador trifásico opera no modo delta aberto:

Quando o transformador opera em delta aberto?

O primeiro caso é quando temos um transformador trifásico com primário e secundário ligado em delta. Caso um dos enrolamentos do lado delta abra, ou seja, caso um dos enrolamentos falhe, o transformador estará operando como delta aberto.

Portanto, o transformador opera normalmente como na figura da esquerda (com os três enrolamentos) e após a falha, onde um dos enrolamentos abre, ele opera como na figura da direita (com apenas dois enrolamentos).

O segundo caso é para alimentação intermitente de cargas, como para partida de motores. Com dois transformadores monofásicos é possível realizar ligação delta aberto (ou V-V) e realizar a partida de um motor.

Outro caso é utilizar apenas dois transformadores monofásicos em delta aberto (ou V-V) para alimentar uma carga trifásica. Dessa forma, é possível adicionar um terceiro transformador monofásico para completar a ligação delta-delta (Δ-Δ) e alimentar uma carga maior.

Como determinamos o limite de potência?

Sabemos quando a operação delta aberto ocorre e também sabemos que o limite de potência do transformador trifásico nessa situação é de 1/√3 ou 58%.

Agora vamos determinar de onde vem esse valor para o limite de potência. Primeiro consideremos o transformador trifásico ligado em delta-delta (Δ-Δ).

Ligação completa delta-delta

Quando a ligação delta-delta está completa, cada uma das três fases do transformador processa 1/3 (um terço) da potência da carga. As correntes de linha são divididas de forma equilibrada entre cada uma das fases.

Sendo S3 a potência aparente trifásica da carga, ela está relacionada com as correntes e tensões de linha. Note que estamos falando de potência aparente, dada em VA (volt-ampère).

S3 = √3 VL IL

Transformador delta e delta aberto
Transformador delta e delta aberto

Ligação limitada delta aberto

Quando um dos enrolamentos falha (fase B na imagem), as tensões e as correntes de linha continuam as mesmas, mas temos uma fase a menos para as correntes se dividirem.

Note que nesse caso a corrente de linha da carga passa por cada uma das fases, em vez de ser dividida de forma equilibrada.

Sendo S2 a potência aparente exigida dos dois enrolamentos pela carga, vemos que ela está relacionada com as correntes e tensões de linha de forma similar a S3, mas não exatamente igual.

S2 = 2 VL IL

Comparando S2, a potência exigida dos dois transformadores, com S3 a potência da carga verificamos o seguinte:

S2 = (2/√3) S3 = 1.15 S3

Portanto, estamos com dois enrolamentos em operação e exigimos deles 15% a mais da potência nominal dos três enrolamentos. Podemos ver que se 3 enrolamentos não suportam 115% da carga no nominal, como poderíamos exigir isso de apenas 2 deles?

Outra forma de olhar para este resultado é a seguinte: se alimentarmos uma carga, será exigido dos dois enrolamentos em funcionamento uma potência igual a 2/√3 = 1.15 vezes a potência da carga.

Assim, a carga máxima que os dois enrolamentos podem alimentar é de potência igual a √3/2 = 0.87 vezes a potência dos dois enrolamentos juntos.

Por isso existe o limite de potência de 1/√3 para delta aberto. Mas ainda não chegamos a esse valor específico. Vamos utilizar esses resultados agora e chegar no valor 1/√3.

De onde vem o limite 1/√3?

Imagine o seguinte: vamos dividir a carga nominal do transformador em três partes iguais; uma para cada enrolamento.

S3 = 3 S1

Quando ficamos com um enrolamento a menos ficamos limitados a fornecer potência S2max que é a potência de cada um dos dois enrolamentos em multiplicado pelo fator √3/2 (inverso de 2/√3).

S2max = 2 S1 (√3/2) = √3 S1

Como S1 é um terço da potência total, podemos substituir na equação acima.

S2max = √3 (S3/3) = S3/√3

Finalmente concluímos que, quando operando com um enrolamento a menos, ficamos limitados a fornecer 1/√3 = 58% da potência original das três fases.

Resumo

Voltando aos diferentes casos onde um transformador pode operar em delta aberto:

Quando um transformador trifásico perde um de seus enrolamentos, ou seja, um deles abre  e não consegue mais processar parte da potência do transformador, este pode agora fornecer apenas 58% da potência nominal das três fases. Um dos enrolamentos é perdido, portanto temos apenas 2/3 da potência original e a distribuição de correntes causa uma potência 2/√3 vezes maior nos enrolamentos, sendo possível alimentar no máximo 1/√3 da potência trifásica original.

Quando utilizamos dois transformadores monofásicos e de propósito ligamos ele em delta aberto, não temos o problema de “perder” um enrolamento do qual contávamos como em operação. Dessa forma a potência da carga trifásica alimentada deve ser 87% (ou √3/2 vezes menor) do que a potência dos dois transformadores monofásicos juntos.

E ainda colocando um terceiro transformador monofásico para completar a ligação delta-delta podemos alimentar uma carga maior, de potência igual a potência dos três transformadores monofásicos juntos!

Compartilhe e deixe sua sugestão!

Gostou do post? Foi útil? Clique abaixo e compartilhe com seus amigos!

Tem uma sugestão de post? Deixe um comentário!

Você pode também ver mais posts sobre Circuitos Elétricos ou Teoria ou olhar os posts mais recentes na página inicial.

Quer aprender mais sobre transformadores e circuitos trifásicos?

Recomendamos livros sobre máquinas elétricas e circuitos elétricos:

Autor: Djones Boni

Engenheiro Eletricista.

2 comentários em “Transformador delta aberto”

    1. Olá! Essa é uma questão importante.

      O lado de um transformador trifásico ligado em Delta não possui neutro. Só é possível obter uma tensão monofásica ou trifásica, ambas iguais à tensão de linha (ex: 220 V).

      Se duas tensões são necessárias (127 V e 220 V) é preciso uma ligação em Estrela no transformador, que fornece o ponto central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *